Apartamento Gonçalo de Carvalho



Originalmente tínhamos sala e cozinha separadas em ambientes distintos. Ambas tinham pouco iluminação natural, principalmente o living. A cozinha tinha uma dimensão boa, porém, era mal projetada. Não havia espaço suficiente e nem adequado para as necessidades dos clientes. O estar íntimo era o espaço mais utilizado pela família, mas não o achavam agradável.
Nossa missão então foi integrar e reformar esses ambientes. Essa sempre foi a principal vontade dos proprietários. 
Eles queriam um ambiente único, integrado, amplo, leve e muito, muito claro. Queriam uma bancada onde pudessem fazer refeições rápidas e que tivessem tudo à mão. A ilha onde posicionamos a bancada, tem vários compartimentos: portas, gavetas, nichos abertos, onde eles podem guardar muita coisa. O tampo em pedra conta com um cooktop elétrico onde eles aquecem água e preparam lanches rápidos.
A bancada de pedra em “L” comporta as cubas (grandes e profundas), o fogão, móveis para guarda dos utensílios para cozinhar, tudo perto. Fácil de alcançar. O mobiliário foi zoneado a fim de facilitar as funções. Os armários mais altos armazenam as louças, copos e mantimentos.
O resultado foi um projeto minimalista, porém aconchegante. Tudo claro ao extremo, para potencializar o efeito da pouca iluminação natural. Com a integração conseguimos fazer com que a luz natural que entra pela janelas da cozinha, ilumine mais o espaço do living.
O porcelanato do piso lembra concreto, bem claro. A melamina dos móveis é na cor Nude. 
A pedra dos tampos é branca e nas paredes optamos por utilizar uma cerâmica em lugar da pedra. Algo mais retrô e delicado. A madeira nogueira foi pontuada em alguns poucos lugares para trazer aconchego.
A iluminação é abundante, porém, controlada por diferentes circuitos, possibilitando cenários diversos. Temos uma calha embutida que ilumina de forma difusa toda área da ilha, mais as pendentes que dão charme e luz pontual. Trabalhamos também com a placa de Led sobre as cubas e embutidos no living de AR111.
As obras de arte completam o trabalho de maneira encantadora. Preenchem a parede de forma leve, porém, com muita personalidade e estilo.